Energia Solar

Cemig volta atender pedidos de geração distribuída

5 maio, 2023

Desde 2022, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) havia parado com as análises de projetos de conexão em sua rede de energia para novas usinas de micro (de até 75kW) e minigeração (de 75kW a 5MW), sob alegação de falta de capacidade de escoamento.

Contudo, esse impasse ameaçava, o funcionamento de centenas de empresas do setor de energia solar e também milhares de empregos no estado mineiro. 

No entanto, graças a mobilização de entidades do setor e lideranças políticas. A partir do dia 27/04/2023, a Cemig voltou a fazer as análises dos projetos de geração distribuída de porte mini e micro de energia fotovoltaica. 

A concessionária já emitiu novos pareceres sobre empreendimentos previstos para o Norte de Minas Gerais. Dessa forma, essa notícia irá aquecer todo o setor que trabalha e investe nesse segmento.

Novo cenário no segmento de energia solar

Como resultado, esse posicionamento da Cemig irá trazer um efeito muito positivo no setor de energia solar, além de beneficiar pessoas e empresas que desejam ter acesso a uma fonte de energia limpa e de baixo custo. 

Logo, essa é uma notícia e tanto para quem estava em dúvida ou aguardado a retomada de análise da Cemig para investir em um sistema de energia solar.

3 razões para investir em sistema fotovoltaico

O sistema de energia conectado à rede, também conhecido como Grid-Tie, proporciona várias vantagens a propriedade que é instalado. Bastante indicado para residências, comércios, empresas e indústrias, agregando:

  • redução de até 90% da fatura de eletricidade da concessionária;
  • diminuição o consumo da eletricidade da rede pública, visto que produz energia para uso simultâneo durante o período de sol;
  • injeção da energia excedente na rede da concessionária, gerando créditos que são convertidos em desconto na fatura da Cemig.

Planeje o seu sistema Grid-Tie

Aproveite esse momento de retomada da Cemig para iniciar o planejamento de um sistema alinhado a sua necessidade de produção energética. Os especialistas da Minha Casa Solar estão à postos para montar o seu projeto com equipamentos de alta qualidade e com melhor custo-benefício.

Saiba mais sobre a geração distribuída, o segmento de energia solar e notícias, como essa da retomada de análise de solicitações pela Cemig, em nosso blog. Existe uma série de conteúdo exclusivos aguardando você.